In late 2019, the galaxy SDSS1335+0728 suddenly started shining brighter than ever before and was classified as having an active galactic nucleus, powered by a massive black hole in the galaxy’s core. This is the first time the awakening of a massive black hole has been observed in real time. This artist’s impression shows the growing disc of material being pulled in by the black hole as it feeds on the gas available in its surroundings, making the galaxy light up.

Astrônomos Observam o Despertar de um Buraco Negro em Tempo Real

O universo
atOptions = { 'key' : '97c8eb7a90b31f0fee77089097e34283', 'format' : 'iframe', 'height' : 250, 'width' : 300, 'params' : {} };
Reading Time: 2 minutes

No final de 2019, algo extraordinário aconteceu com a galáxia SDSS1335+0728. Anteriormente inativa e pouco conhecida, essa galáxia subitamente começou a brilhar intensamente, surpreendendo os astrônomos. Utilizando uma combinação de dados de observatórios espaciais e terrestres, como o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os cientistas conseguiram estudar o fenômeno em detalhe. Eles concluíram que estão testemunhando o “despertar” de um buraco negro de grande massa no centro dessa galáxia, um evento inédito.

O Que Aconteceu com a Galáxia SDSS1335+0728?

A galáxia SDSS1335+0728, localizada a 300 milhões de anos-luz da Terra, começou a apresentar uma intensa variação de brilho em dezembro de 2019. Segundo Paula Sánchez Sáez, astrônoma do ESO e autora principal do estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, essa variação foi diferente de qualquer outro evento já observado. Em vez de uma explosão passageira, o brilho da galáxia continuou a aumentar ao longo dos anos, sugerindo que algo mais duradouro estava acontecendo.

O Despertar de um Buraco Negro

A equipe de astrônomos sugere que o súbito aumento de brilho é causado pelo despertar do buraco negro de grande massa no núcleo da galáxia. Esses buracos negros, que possuem massas superiores a cem mil vezes a do nosso Sol, estão presentes no centro da maioria das galáxias, incluindo a Via Láctea. Normalmente, eles permanecem adormecidos, invisíveis para os telescópios, mas o buraco negro de SDSS1335+0728 parece ter começado a “alimentar-se” de gás em suas proximidades, tornando-se extraordinariamente brilhante.

Claudio Ricci, da Universidade Diego Portales, no Chile, explica que “nunca observamos um buraco negro massivo despertando dessa forma em tempo real”. Isso torna o fenômeno um marco na astronomia, pois é a primeira vez que cientistas conseguem observar o processo de ativação de um buraco negro.

O Fenômeno Ainda em Estudo

Embora a hipótese do despertar de um buraco negro seja a explicação mais provável, os astrônomos continuam a investigar outras possibilidades. Pode ser que estejamos assistindo a um evento de rutura de maré — quando uma estrela é destruída ao se aproximar demais de um buraco negro —, mas, nesse caso, seria o mais longo e fraco já observado. Independentemente da natureza exata do fenômeno, os dados obtidos são cruciais para entender como buracos negros crescem e evoluem ao longo do tempo.

Observações Futuras

Os astrônomos planejam usar instrumentos como o MUSE no VLT e o futuro Extremely Large Telescope (ELT) para continuar monitorando a SDSS1335+0728. Essas ferramentas avançadas permitirão uma análise mais detalhada das variações de brilho e ajudarão a desvendar os mistérios por trás desse evento único.

Conclusão

O despertar de um buraco negro de grande massa em tempo real é um evento histórico na astronomia. A galáxia SDSS1335+0728 está fornecendo informações valiosas sobre os processos que governam o crescimento e a evolução desses corpos celestes gigantescos. À medida que novas observações forem realizadas, os cientistas poderão aprofundar ainda mais o entendimento sobre esse fenômeno fascinante.