
O próximo rover de Marte da NASA está a meio caminho de seu destino de outro mundo.
O rover Perseverance Mars 2020 , lançado em 30 de julho, já percorreu 146 milhões de milhas (235 milhões de quilômetros) no espaço profundo – metade do total necessário para chegar ao Planeta Vermelho, anunciaram membros da equipe da missão na terça-feira (27 de outubro).
“Embora eu não ache que haverá bolo, especialmente porque a maioria de nós está trabalhando em casa, ainda é um marco muito legal”, disse Julie Kangas, navegadora de missão do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA no sul da Califórnia, em uma declaração terça-feira . “Próxima parada, cratera de Jezero.”
Jezero , com 45 km de largura , onde o Perseverance pousará em 18 de fevereiro, hospedou um lago e um delta de rio no passado antigo. O rover do tamanho de um carro irá caracterizar a geologia e o clima da área em detalhes e procurar possíveis sinais de vida morta há muito tempo, entre outras tarefas.
O Perseverance também coletará e armazenará em cache várias dezenas de amostras do terreno marciano para futuro retorno à Terra. A campanha de retorno, um esforço conjunto NASA-Agência Espacial Europeia, poderia trazer este precioso material de Marte aqui já em 2031 .
Além disso, o Perseverance carrega em sua barriga um pequeno helicóptero chamado Ingenuity , uma nave de demonstração projetada para ajudar a pavimentar o caminho para uma extensa exploração de Marte por helicópteros no futuro.
O rover atingiu o ponto exato a meio caminho em sua jornada interplanetária – 146,3 milhões de milhas (235,4 milhões de km) – às 4:40 pm EDT (2040 GMT) de terça-feira, disseram autoridades da NASA. Mas o Perseverance está tomando uma rota curva para Marte, então a espaçonave não está no meio do caminho entre os dois planetas enquanto o corvo espacial voa.
“Em uma distância em linha reta, a Terra está 26,6 milhões de milhas [42,7 milhões de km] atrás do Perseverance e Marte está 17,9 milhões de milhas [28,8 milhões de km] na frente”, disse Kangas.
A equipe do Perseverance não ficou parada durante a atual “fase de cruzeiro” da missão. Nas últimas duas semanas, por exemplo, os membros da equipe realizaram verificações de quatro instrumentos rover diferentes. Tudo está funcionando bem, disseram funcionários da NASA.
“Se for parte de nossa espaçonave e a eletricidade passar por ela, queremos confirmar que ainda está funcionando corretamente após o lançamento”, disse o engenheiro-chefe da missão Keith Comeaux, também do JPL, no mesmo comunicado.
“Entre essas verificações – junto com a carga das baterias do rover e do Mars Helicopter, upload de arquivos e sequências para operações de superfície e planejamento e execução de manobras de correção de trajetória – nossa placa está cheia até o pouso”, disse Comeaux.
Você pode acompanhar a jornada do rover no espaço profundo em tempo real aqui .