O que grandes empresas como a alemã Mercedes-Benz descobriram foi que os robôs por si só não eram ágeis o suficiente para acompanhar a demanda por produtos personalizados. A colaboração humano-robô foi identificada como a estratégia ideal.
“Quando temos pessoas e máquinas cooperando, somos muito mais flexíveis e podemos produzir muito mais produtos em uma linha de produção”, disse o chefe de planejamento de produção, Markus Schaefer. “A variedade é demais para as máquinas”.
O futuro do trabalho COBOT é provável que a mudança como novas interfaces e formas de interagir são desenvolvidos. Os comandos de voz devem ser um recurso, à medida que os sistemas de processamento de linguagem natural se tornam mais difundidos. Movimentos e interações robóticas serão controlados usando interfaces não invasivas de controle cerebral .
Uma integração mais estreita com o aprendizado de máquina e a IA é inevitável para obter os benefícios de elementos como controle de voz e visão de máquina . Mudanças não planejadas na produção e interação mais segura com os seres humanos exigirão uma mudança na aprendizagem dos robôs.
O Cobots aprenderá diretamente com a interação humana ou mesmo com simulações virtuais que os ajudarão a se adaptar às situações do mundo real. Plataformas de Robótica, como da Carnegie Mellon University ‘ LoCoBot ‘ ou Elephant Robotics’ ‘ Catbot significa’ que os programadores podem compartilhar as habilidades que eles desenvolveram através da nuvem.
É importante ressaltar que, para os robôs domésticos ganharem força, será necessário um aprendizado reforçado – onde os dados ambientais são coletados para tomar decisões mais robustas -. Os prestadores de cuidados de Cobot , como o ElliQ, o robô complementar, os robôs ferroviários montados no teto ou mesmo os móveis robóticos da IKEA , prometem um futuro benigno de cooperação.
Como qualquer sonho tecnológico viável, como carros autônomos, sua realização é iminente. Cobots e assistentes inteligentes se tornarão padrão da mesma maneira que o GPS de um carro ou o smartphone. Sua integração na sociedade gradualmente se tornará a norma.